terça-feira, 23 de abril de 2013

Conferência | Crianças e jovens com hiperactividade e défice de atenção

Conferência "Crianças e jovens com hiperactividade e défice de atenção" organizada pelas associações de pais do Agrupamento de Escolas de Carcavelos.

Esta Conferência irá realizar-se no auditório da Escola Secundária de Carcavelos, dia 20 de maio de 2013 pelas 19h, com a presença do Dr.
Pedro Cabral.


Destina-se a Pais e Encarregados de Educação, Professores, Educadores e Assistentes Operacionais.

apenuc@sapo.pt


Exposição 360º Ciência Descoberta




Exposição patente na Fundação Calouste Gulbenkian até dia 2 de junho

Relatório do Conselho Nacional de Educação

Acaba de ser publicado o relatório Estado da Educação 2012. Autonomia e Descentralização, do Conselho Nacional de Educação.
Trata-se da terceira edição deste relatório, que se estrutura em duas componentes de natureza complementar, a que se seguem as recomendações aprovadas em plenário do CNE. Na primeira parte, faz-se uma leitura extensiva da informação disponível sobre oferta, acesso, apoios, recursos e resultados obtidos relativamente a cada nível de ensino ou grau de qualificação; na segunda, procura-se estudar as problemáticas da autonomia e descentralização, elegendo alguns sectores onde essa autonomia parece estar a fazer um caminho que se considera pertinente aprofundar. Esta segunda parte é constituída por um conjunto de textos que se debruçam sobre a descentralização da educação e a autonomia das regiões, dos municípios e das instituições educativas, que constituem a temática específica desta edição.




CIREP

terça-feira, 9 de abril de 2013

...continuação de boa semana!!!



vens ou ficas
esta cidade é só nossa
e a noite pede-nos um corpo
para continuar a viver

se vieres
vou esperar-te à estação
trarás contigo a razão
quem te ouve... e quem te vê

o encontro
será apenas o momento
no interior do pensamento
onde tudo se resolve

os segredos
são o centro de um incêndio
que arde com o silêncio
como outra noite qualquer

se me ouves
se recusas as palavras
transformamo-nos em nada ...
quase deixamos de ser

e as horas que se despedem devagar
que se afastam de ficar
que se aproximam de morrer

o que fomos
passa por nós na avenida
é um pedaço da nossa vida
que ainda quer sobreviver

vens ou ficas
eu vou estar a tua espera
por mais que a força não queira
seremos dois a decidir

João Pedro Pais

Academia de Verão 2013 | Universidade de Aveiro

Bem-vindo à Academia de Verão 2013!

Uma vez mais, a Universidade de Aveiro convida-te a ser aluno da UA durante uma ou duas semanas.

Este ano, de 7 a 12 e de 14 a 19 de julho, podes viver e trabalhar no campus de uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país e participar nos diversos programas científicos que temos para te oferecer.


E como ser estudante universitário não se resume à frequência das aulas, preparámos também um conjunto de atividades culturais, desportivas e de lazer para que te sintas um verdadeiro aluno da UA.

Neste momento estamos a preparar toda a informação de que necessitas para participar na Academia, pelo que vai estando atento às novidades que brevemente estarão disponíveis nesta página. Para já podes consultar a página das edições anteriores.

Fonte: http://www.ua.pt/academiadeverao/2013/

Pode seguir também no facebook em: https://www.facebook.com/academiadeverao

Orçamentos da educação sob pressão nos Estados-Membros

O investimento na educação caiu em 8 dos 25 Estados-Membros avaliados no âmbito de um estudo da Comissão Europeia sobre o impacto da crise nos orçamentos da educação desde 2010. Verificaram-se cortes superiores a 5 % na Grécia, na Hungria1, na Itália2, na Lituânia e em Portugal, e reduções entre 1 % e 5 % na Estónia, na Polónia3, em Espanha e no Reino Unido (Escócia). Todavia, em 5 Estados-Membros esta despesa subiu mais de 1 %: Áustria, Dinamarca, Luxemburgo, Malta, Suécia e Bélgica (Comunidade Germanófona). A Alemanha e os Países Baixos não forneceram dados para o período a partir de 2010.
As tendências da despesa variam nos restantes Estados-Membros: alguns aumentaram os orçamentos num determinado ano, baixando-os no ano seguinte, ou vice-versa. A Comunidade Francófona da Bélgica, Chipre, a Letónia, a Finlândia, a França, a Irlanda, a Eslovénia e o Reino Unido (País de Gales), bem como a Croácia (futuro Estado-Membro) aumentaram os orçamentos da educação em 2010-2011 e reduziram-nos em 2011-2012. Verificou-se o caso oposto na Bulgária, na República Checa, na Roménia e na República Eslovaca, que baixaram os orçamentos da educação em 2010-2011, aumentando-os no período subsequente. A Comunidade Neerlandófona da Bélgica manteve o seu orçamento estável nos dois anos.
«As finanças nacionais atravessam um período difícil, mas precisamos de uma abordagem coerente em matéria de investimento público na educação e formação, porque é aqui que reside a chave do futuro dos nossos jovens e de uma retoma económica sustentável a longo prazo. Se os Estados-Membros não investirem suficientemente na modernização da educação e das competências, ficaremos aquém dos nossos concorrentes mundiais e será mais difícil combater o desemprego juvenil» declarou Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.
O estudo analisou o financiamento em todos os níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, em 35 sistemas educativos nacionais e regionais, e revelou que, em 2011 e 2012, os salários e subsídios dos professores baixaram ou foram congelados em 11 países (Bulgária, Croácia, Estónia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Portugal e Espanha). Estes salários representam mais de 70 % dos orçamentos para a educação.
Os cortes provocaram igualmente uma redução do número de docentes em 10 Estados-Membros (Bulgária, Chipre, Estónia, França, Itália, Letónia, Lituânia, Portugal, Roménia e Reino Unido), para a qual contribuiu também o menor número de alunos. Numa nota mais positiva, o financiamento da formação de professores aumentou em 18 países europeus, um desenvolvimento importante dada a relação entre a qualidade do ensino e os resultados dos alunos.
Os apoios do setor público destinados aos alunos, como as bolsas, os empréstimos e os subsídios, não foram afetados na maioria dos países em 2011 e 2012. Oito Estados-Membros (Áustria, Alemanha, Grécia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo e Portugal) oferecem um apoio financeiro específico a desempregados ou trabalhadores pouco qualificados para melhorarem ou atualizarem as suas competências. Na maioria dos casos, esses investimentos são apoiados pelo Fundo Social Europeu.
Contexto
O estudo, intitulado «Funding of Education in Europe: The Impact of the Economic Crisis», analisa os seguintes aspetos:
  • o contexto económico;
  • a despesa pública e a evolução dos orçamentos nacionais no domínio da educação;
  • as tendências em matéria de financiamento de pessoal (salários e subsídios);
  • os orçamentos nacionais destinados às infraestruturas e sistemas de apoio da educação;
  • as últimas tendências de financiamento e a evolução das políticas nacionais no que se refere a apoios financeiros destinados aos alunos.
O estudo abrange a Áustria, a Bélgica, a Bulgária, a Croácia, Chipre, a República Checa, a Dinamarca, a Estónia, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Grécia, a Hungria, a Islândia, a Irlanda, a Itália, a Letónia, a Lituânia, o Luxemburgo, Malta, os Países Baixos, a Noruega, a Polónia, Portugal, a Roménia, a República Eslovaca, a Eslovénia, a Espanha, a Suécia, a Turquia e o Reino Unido. A Alemanha e os Países Baixos não forneceram dados sobre 2010-2012. No que se refere ao Reino Unido, há dados disponíveis sobre a Escócia e o País de Gales, mas não sobre a Inglaterra e a Irlanda do Norte.
Eurydice
O estudo foi elaborado para a Comissão pela rede Eurydice, que é constituída por 40 centros nacionais situados em 36 países (27 Estados-Membros da UE, a Suíça, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, enquanto membros da Zona Europeia de Comércio Livre (EFTA)), a Turquia, a Croácia, a Sérvia, o Montenegro e a Antiga República Jugoslava da Macedónia. A rede Eurydice é coordenada pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura.
 
Para mais informações
O estudo está disponível em inglês no sítio Web Eurydice.
Comissão Europeia: Education and training
Sítio Web de Androulla Vassiliou
Siga Androulla Vassiliou no Twitter @VassiliouEU
 
Fonte: http://europa.eu

Concurso "Blogue por um Desenvolvimento Sustentável"

Decorre até às 23h59 do dia 30 de abril o prazo para participar no Concurso "Blogue por um Desenvolvimento Sustentável", promovido pela Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD). A iniciativa visa informar e formar os jovens sobre questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável. O concurso é dirigido a jovens dos 12 aos 18 anos, alunos do 7.º ao 12.º ano de escolaridade e a residir em Portugal, independentemente da sua nacionalidade.
Os concorrentes dividem-se em dois escalões etários:
- dos 12 aos 15 anos (alunos do 7.º ao 9.º ano);
- dos 15 aos 18 anos (alunos do 10.º ao 12.º ano).

A participação faz-se em grupos de duas (mínimo) ou três (máximo) pessoas, pertencentes à mesma turma escolar ou grupo informal e ao mesmo escalão etário.

As propostas a concurso devem ser enviadas até às 23h59 do dia 30 de abril, para cesar.neto@plataformaongd.pt.

O blogue deve ser criado de raiz e apresentar, no mínimo, cinco artigos sobre desenvolvimento sustentável (de formato livre: texto, fotografia e vídeo), publicados entre 25 de fevereiro e 30 de abril.

O resultado do concurso é divulgado no sítio Plataforma ONGD no dia 31 de maio, a partir das 14h00.

Para mais informações, aceder ao sítio Plataforma ONGD.

Concurso Escolar "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento..."

Está aberto o Concurso Escolar "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...", promovido conjuntamente pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística, e pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A iniciativa, dirigida a alunos dos Ensinos Básico e Secundário, pretende estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural. A entrega dos portefólios com os trabalhos a concurso decorre até 17 de maio.
A iniciativa pretende proporcionar às escolas e aos museus uma oportunidade de desenvolverem ou de reforçarem a cooperação no domínio do património cultural, já que o conhecimento deste constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade.
 
Os candidatos devem apresentar portefólios com trabalhos relativos a um museu ou um palácio que integre a Rede Portuguesa de Museus ou a um monumento tutelado pela DGPC, preferencialmente o museu, o palácio ou o monumento mais próximo da escola, de modo a promover o conhecimento do património local.
 
Podem concorrer trabalhos originais no domínio da produção escrita, das artes visuais, das artes performativas, da fotografia, do vídeo e do multimédia.
 
Os portefólios com os trabalhos para apreciação devem ser entregues nos museus, palácios ou monumentos com os quais se colaborou até ao final do prazo estabelecido.
 
Os resultados do concurso são divulgados entre 31 de maio e 3 de junho nos sítios da internet da DGE e da DGPC.
 
A entrega de prémios e exposição dos trabalhos premiados decorre no dia 6 de junho.
 
Para esclarecimentos e informações, contactar por e-mail para o endereço eletrónico aminhaescolaadota2013@dge.mec.pt.
 
Para mais informações, incluindo a consulta do regulamento, aceder ao sítio Concurso escolar - Direção-Geral da Educação.

Desafios Seguranet

Este ano, a exemplo do ano transato, o projeto SeguraNet promove os Desafios SeguraNet dirigidos ao 1.º Ciclo e aos 2.º, 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Esta atividade prolonga-se até dia 31 de maio de 2013.

Atividades dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico: está aberta às turmas de todas as escolas. São três os desafios propostos ao longo do ano.

Atividades dirigidas aos 2.º, 3.º Ciclo e Secundário.

Alunos e professores: Um desafio por mês. O professor deverá registar as equipas de alunos.

Encarregados de Educação: Desafios trimestrais. Os pais/encarregados de educação devem contactar a Direção da escola dos filhos para lhes ser facultada a participação.


http://www.seguranet.pt/atividades-seguranet




Prémio Qualific@ 2013

Este ano a Qualific@, a feira de educação, formação, juventude e emprego, que se realizará entre 26 e 29 de abril, na Exponor, associa-se ao Ano Internacional da Água, criando para o efeito um concurso subordinado a esta efeméride.

Os alunos do ensino secundário interessados em concorrer deverão apresentar projetos, em qualquer suporte ou meio (maqueta, protótipo, cartaz, material audiovisual ou multimédia), que promovam alteração de hábitos associados ao consumo de água em benefício do ambiente.

Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição até ao dia 8 de abril. As inscrições são gratuitas mas cada escola só poderá participar com um único projeto. O primeiro e segundo classificados receberão prémios no valor de 1000 e 500 euros, respetivamente.








http://www.qualifica.exponor.pt

Indicadores estatísticos do 2º período


Conhecido o relatório dos resultados escolares do 2º período, chamo a vossa atenção para os níveis de retenção, que continuam muito elevados, nomeadamente no 3º ciclo.

O 7º ano tem um nível de retenção (mais de três disciplinas com níveis negativos) de 39,9%, apesar de haver uma turma (o 7º D) com 0% de retenção. Todas as outras turmas do 7º ano tem níveis de retenção assustadores que vão de um mínimo de 25% (7º G) a um máximo espantoso de 71% (7º E).

O nível de insucesso por disciplina é de 42,5% a Matemática e Língua Portuguesa, 42,4% a Francês.

No 8º ano o nível de insucesso é de 29,3% com o insucesso a Matemática a atingir os 48,1%.

No 9º ano o nível de insucesso é de 31,9% com o insucesso a Matemática a chegar aos 58,9%.

Os números indicam que a Escola não só não consegue recuperar as insuficiências dos anos anteriores, como estas se vão agravando de ano para ano.

É um assunto muito preocupante que deve merecer a nossa atenção.

José Batalha


Nota: O relatório está disponível para ser enviado por email, a todos os que o solicitarem para o endereço deste blogue.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Encontro | Coisas de Todos Nós

Venho lembrar que no próximo dia 11, ou seja desta quinta-feira a oito dias, vai haver um Encontro Coisas de Todos Nós, com o Prof. José Gameiro, sobre o tema,

FAMÍLIAS, ESTABILIDADE E IMPREVISIBILIDADE.

O Encontro realiza-se no auditório do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal – São Pedro do Estoril, às 18 horas.

Quero lembrar que o Prof. José Gameiro se disponibilizou para vir falar connosco o ano passado e que praticamente não apareceu ninguém.

Este ano gostávamos de brindá-lo com uma boa audiência.  A sala é pequena mas comporta bem umas 40-50 pessoas.

Nos Agrupamentos onde o PEP já funciona e onde tiverem os e-mails dos RPT, aproveitem para redigir um e-mail  a convidar os pais.

Abraço  
António Reca de Sousa