segunda-feira, 22 de setembro de 2014






JÁ NÃO VALE A PENA ESTUDAR  ?
Ouço muitas vezes os jovens dizerem que já não vale a pena estudar porque, com a crise, ou acabam no desemprego ou como caixa de supermercado.
Considero esta ideia falsa e perigosíssima, que tem de ser combatida sem tréguas, porque terá consequências dramáticas para a vida dos jovens e do país.
O Padre António Vieira, que nasceu há mais de 400 anos, (1608) dizia que: “A boa educação é moeda de ouro. Tem valor em qualquer lado”.
Esta frase é verdadeira e está cada vez mais atual, num mundo cada vez mais globalizado.
O relatório da OCDE “EDUCATION AT A GLANCE 2013”, publicado esta semana dá-nos alguns dados.
É verdade que o desemprego em Portugal, entre os licenciados, aumentou no período 2008 a 2011 cerca de 2,2% para 8%, bem acima da subida da média da OCDE, que subiu 1,5% para os 4,8%.
Mas o desemprego entre os não licenciados, no mesmo período, subiu mais do dobro, 5,7% atingindo 13,3%, também acima da média da OCDE onde subiu 3,8% para os 12,6%.
Estes dados demonstram que quer em Portugal, quer na OCDE, os licenciados têm sempre mais empregos que os não licenciados.
O mesmo relatório diz-nos que os rendimentos dos licenciados em Portugal baixaram  8% entre 2004 e 2010, mas mesmo assim os rendimentos médios dos licenciados estão 70% (sim, setenta por cento) acima dos rendimentos de quem tem apenas o ensino secundário.
Não tenho dúvidas que nos últimos anos a situação piorou para todos. Mas piorou mais para os não licenciados.
Estudar não só vale a pena, como é cada vez mais decisivo para o futuro dos jovens e do país.
José Batalha
Presidente da Associação

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Palestra "Saber estudar, saber ensinar a estudar", dia 9 de Outubro às 18h30 na Ibn-Mucana



Preparar o ano letivo que se inicia significa, entre tantas outras coisas, definir objetivos, rever metodologias de estudo, estabelecer estratégias motivacionais.
Para o ajudar nesta tarefa, organizamos uma palestra que tem por tema “ Saber estudar, saber ensinar a estudar” orientada pela psicóloga Carolina Champalimaud do Centro de Apoio ao desenvolvimento Infantil.

Alguns dos temas que serão abordados são:
Estilos de Aprendizagem, Memória, Motivação
Definição de objetivos, TPCs, Preparação para os testes

 Esta palestra destina-se a pais e professores e tem como objetivo promover o sucesso escolar.

Para se inscrever, envie-nos um e-mail a confirmar o seu interesse para o endereço: apaisibnmucana@gmail.com com o nome, ano do seu educando.

A participação é gratuita.

Contamos consigo!